Estrias... Elas também te incomodam?
- Priscilla Batista Pail
- 25 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
As estrias são cicatrizes lineares que se formam devido ao estiramento excessivo da pele. Essa disfunção estética afeta em especial as mulheres em diferentes faixas etárias, podendo reduzir a autoestima e causar estresse psicológico devido ao desconforto.

No estágio inicial, a estria pode se apresentar avermelhada e levemente edematosa devido ao processo inflamatório, posteriormente, ela adquire uma coloração esbranquiçada e atrófica (achatada). Os danos nas estruturas colágenas e elásticas é a principal característica das estrias e, por isso, a reorganização dessas proteínas é fundamental no tratamento.
Com base nessas informações, o tratamento de estrias deve consistir em:
- Indução da produção dérmica de colágeno e atividade fibroblástica
- Redução da lesão vascular
- Melhora da textura da pele
- Melhora na proliferação celular
- Aumento da hidratação da pele
- Redução do quadro inflamatório
Diversos são os tratamento utilizados para melhorar o quadro, tais como o microagulhamento, galvanopuntura, LED vermelho, peeling de diamante e peelings químicos.
- Microagulhamento: a introdução de microagulhas na pele criam microcanais que se estendem até a camada superficial da derme, estimulando a síntese de colágeno e elastina.
- Galvanopuntura: a corrente galvânica é aplicada juntamente com uma agulha para estimular os fibroblastos para produzirem colágeno e elastina.
- LED vermelho: a luz vermelha atua como um biomodulador celular, ou seja, ela melhora o funcionamento das células para a síntese de colágeno e elastina, assim como melhora todo o comportamento das células da pele que recebem essa energia.
- Peeling: o peeling de diamante, assim como alguns peelings químicos, provoca um quadro inflamatório controlado, aumentando a quantidade de mediadores celulares que irão auxiliar no remodelamento tecidual. Adicionalmente, essa abordagem melhora a permeação de alguns cosméticos.
Além disso, a cosmetologia também exerce um importante papel para melhorar o aspecto das estrias. O uso de agentes hidratantes, como a glicerina, ureia, ácido hialurônico de baixo e alto peso molecular, óleo vegetal de rosa mosqueta, entre outros, devem ser aplicados diariamente tanto para a melhora das estrias quanto para a sua prevenção.
Já para a melhora do aspecto da estria e estimulo de fibroblasto são indicados: Centella asiática, ácido glicólico e mandélico, vitamina C, fatores de crescimento, regestril, alphastria, matrixyl, cylasphere de retinol.
Como destacado no texto, o tratamento de estrias pode ser feito de diversas maneiras, utilizando diferentes abordagens.
Gostou do texto? Segue a gente então!
Fontes:
Cho, C. et al. Biophysical properties of striae rubra and striae alba in human skin: Comparison with normal skin. Skin Res Technol. 2019 May;25(3):283-288.
Lokhande, A.J.; Mysore, V. Striae Distensae Treatment Review and Update. Indian Dermatol Online J. 2019 Jul-Aug;10(4):380-395.
Perez-Aso, M. et al. Striae reconstructed, a full thickness skin model that recapitulates the pathology behind stretch marks. Int J Cosmet Sci. 2019 Jun;41(3):311-319.
Comments